
Por meio desse artigo você conseguirá entender melhor a atividade sistemática necessária para desenvolver um novo produto, desde a identificação do mercado/necessidades dos usuários, até a venda desses produtos capazes de satisfazer estas necessidades – uma atividade que engloba produtos, processos, pessoas e organização.
O desenvolvimento de um produto envolve diversos métodos. A gestão dessas etapas é extremamente importante, sendo assim, é necessária a fluidez e a cooperação entre as diversas áreas da empresa. A construção de um produto exige que as responsabilidades de cada setor sejam executadas com técnica e estratégia para que se tenha uma maior eficiência e consiga chegar ao resultado esperado. Assim, a comunicação entre as áreas de qualidade, comercial, financeiro, marketing, produção, logística, entre outras, deve fluir sem ruídos.
As tarefas são interligadas e cada setor fica responsável por uma demanda específica, a fim de que todas as informações sejam executadas com eficiência. Afinal de contas, a construção de um produto ou serviço exige técnica e estratégia, com o objetivo de entregar algo de valor e se destacar no mercado.
Existem alguns questionamentos que devem ser feitos em prol de estudar a viabilidade da proposta, por exemplo:
Qual é o seu objetivo com a criação de determinado item?
Existe a possibilidade de as pessoas se interessarem pelo projeto?
Qual será a tecnologia aplicada?
Existe algum requisito?
A funcionalidade é algo que faz parte da criação?
Trata-se de uma inovação?
Tais questionamentos se tornam importantes, porque, mesmo possuindo uma ideia genial, ela deve se enquadrar nos critérios do mercado, tendo em vista que a criação de um produto é implementada para suprir necessidades e criar desejos.
A partir dessa análise é possível compor o problema e adequar a solução mais apropriada para o caso. Em outras palavras, é importante coletar o máximo de dados para que o produto seja capaz de atender às exigências previstas e criar desejo no consumidor.
Principais etapas para o desenvolvimento de um produto
Existem algumas etapas recomendadas a serem seguidas para criar um novo produto:
1º Crie um conceito. Para esse primeiro passo é necessário criar uma diretriz para a ideia, deixando claro a estrutura, as funções básicas, mensagens associadas, entre outros. Pois, com o objetivo definido é possível implementar pesquisas, definir os recursos tecnológicos, bem como a quantidade de pessoas envolvidas e, até mesmo, a viabilidade econômica do projeto.
2º Implemente o desenvolvimento. Antes de partirmos para uma escala de produção, é imprescindível elaborar um projeto do produto, no qual definiremos os componentes, o custo, o estilo.
E isso é feito por meio das anotações — pois tudo é documentado — dos testes, das homologações, bem como por meio das criações de protótipo e embalagens. Ou seja, é o momento de materializarmos o conceito, dando a ele uma demonstração mais concreta.
3º Dedique-se ao lançamento. Nessa fase ocorre a validação e o fornecimento. Ou seja, é a chance de experimentar tudo aquilo que foi planejado e implementado gradativamente. Por isso, planejar o uso de materiais e utilizar equipamentos de linha ajuda no controle da execução do lote piloto, o que já prepara para a liberação de 100% da produção.
4º Avaliar o produto final. É importante dizer que a liberação para o mercado não significa a conclusão total do produto, porque ainda devemos considerar as influências externas. Portanto, deve ser feita uma avaliação por uma equipe bem preparada e especializada para analisar alguns aspectos específicos, como qualidade técnica e custos finais. Eventuais melhorias podem surgir com a possibilidade de serem implementadas imediatamente, ou estudadas de uma forma mais aprofundada para uma futura utilização.
Com essas sugestões e propostas em mente é importante dizer que a liberação para o mercado não significa conclusão total do produto, porque ainda devemos considerar as influências externas.
Afinal, convivemos em um mundo onde as pessoas são diferentes umas das outras, portanto, abra a mente e permita que os consumidores moldem a ideia, segundo as suas necessidades. Esteja atento a isso!
Importância do desenvolvimento de produtos
Você já se perguntou qual é a real importância de criar um novo produto para o seu negócio? A elaboração de um novo item é imprescindível para qualquer empresa, pois estabelece uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, proporcionando a expansão e a evolução do mercado e, ainda, abre possibilidades de geração de lucro.
Busque sempre pela inovação no seu negócio, tanto no processo de fabricação, quanto no produto e em todas as áreas da sua empresa. Nós somos cercados por novidades todos os dias. O que é bom hoje pode não ser amanhã, portanto, jamais deixe de investir na sua marca, procurando a todo momento novas oportunidades.
O mundo muda a todo momento, o mercado também está em constante mudança. Não fique para trás! Reinvente-se!
Modelos para desenvolvimento
Além dessas etapas, vale ressaltar que, o engenheiro brasileiro Bolgenhagen propôs modelos para gestão, projeto e avaliação (todos para o processo de desenvolvimento de produtos).
-Modelo de gestão:
Os elementos básicos propostos são:
Mapeamento e monitoração do mercado, executado pela área de marketing;
Elaboração e manutenção das estratégias de mercado e de tecnologia;
Planejamento e gerenciamento do portfólio dos produtos;
Desenvolvimento de produtos com a função de gerar produtos e soluções padronizadas que sirvam de base para as necessidades específicas dos projetos elaborados pelo setor de Engenharia de Aplicação;
Engenharia de aplicação englobando os atuais setores de Elétrica, Automação e Engenharia de Produto, de forma a racionalizar as atividades e melhorar a coordenação dos projetos de aplicação.
-Modelo de projeto:
Prevê o planejamento de times multifuncionais e divisão do trabalho em etapas de execução seguidas de etapas de avaliação.
O planejamento do portfólio e estabelecimento dos objetivos para o desenvolvimento sugerem uma ideia do produto a ser desenvolvido, porém poderá ser insuficiente para a geração de conceitos de qualidade. Portanto, a primeira atividade do projeto será entender o que realmente o mercado demanda. Precisa-se compreender de forma aprofundada aspectos relacionados à qualidade demandada pelo cliente e ao mercado, tais como:
O que o produto precisa desempenhar?
O que a concorrência está ofertando no mercado?
De que forma o produto poderá ser competitivo? (Qualidade superior, diferenciais tecnológicos, preços, etc.).
-Modelo de avaliação:
Ainda, segundo Bolgenhagen, a avaliação do produto deverá ser feita por uma equipe multifuncional composta por integrantes do grupo diretivo, time de projeto, engenharia de aplicação e montagem. Dentre os aspectos a serem analisados estão:
Fabricação e montagem do produto;
Qualidade visual;
Qualidade técnica;
Custos finais.
Eventuais melhorias surgirão, sobre as quais a equipe decide se devem ser implementadas imediatamente ou se serão objeto de um estudo mais aprofundado, podendo vir a caracterizar um novo projeto de desenvolvimento.
Me responde uma coisa: você tem interesse em criar um novo produto mas não sabe como desenvolver esse projeto? Possui uma ideia genial de um produto inovador mas não sabe por onde começar? A Equaliza Engenharia possui a solução para isso! Oferecemos consultoria para o desenvolvimento de novos produtos: avaliamos a viabilidade a fim de verificar a existência de recursos técnicos e operacionais que atendam às suas demandas e do mercado. Se for do seu interesse, entre em contato conosco, clicando aqui, que estaremos prontos para te atender!
Gostou do conteúdo? Deixe uma curtida e conta pra gente a sua opinião nos comentários!
Referências:
https://rockcontent.com/blog/desenvolvimento-de-produtos
https://www.shopify.com.br/blog/desenvolvimento-de-produto
Comments