top of page

Fertilizantes na Agroindústria

Foto do escritor: equalizaengenhariaequalizaengenharia

Vilões ou aliados?


Fertilizantes desempenham um papel essencial na produção de alimentos em grande escala pois aumentam a produtividade das colheitas, o que é fundamental para alimentar uma população em constante crescimento.


Além disso, fertilizantes bem dosados contribuem para a qualidade dos alimentos. Eles ajudam a garantir que as plantas cresçam saudáveis, com frutos mais consistentes em tamanho, forma e sabor.


Os nutrientes fornecidos são usados pelas plantas para a síntese de moléculas essenciais e cada um tem uma função específica. A seguir confira algumas dessas funções:


Nitrogênio (N): O nitrogênio é vital para a formação de aminoácidos e, consequentemente, a síntese de proteínas e o crescimento das plantas. Os fertilizantes nitrogenados, como a ureia, liberam íons amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-) no solo, que as plantas absorvem e incorporam em suas biomoléculas.


Fósforo (P): O fósforo desempenha um papel fundamental na transferência de energia nas células (formação de ATP: a moeda energética celular) e na formação de DNA. Fertilizantes fosfatados, como superfosfato triplo, fornecem fosfato (PO4³⁻) para as plantas.


Potássio (K): O potássio é essencial para a regulação do balanço hídrico (regulação osmótica) e na ativação de enzimas. Isso ajuda as plantas a manter a resistência à seca e a fortalecer suas paredes celulares Fertilizantes potássicos, como o cloreto de potássio, liberam íons potássio (K⁺).


Além dos macronutrientes, os fertilizantes também podem conter micronutrientes, como ferro, zinco e cobre, que são necessários em quantidades menores para o crescimento saudável das plantas.


A agroindústria depende dos fertilizantes para alimentar o mundo, mas equilibrar a produção em grande escala com a proteção ambiental é um desafio constante. O excesso de fertilizantes pode escorrer para cursos d'água, causando a eutrofização, um fenômeno que leva ao crescimento excessivo de algas e à degradação da qualidade da água. Além disso, a produção de fertilizantes pode ser intensiva em energia e contribuir para as emissões de gases de efeito estufa.


Por isso, ao utilizar fertilizantes em grande escala, assim como qualquer outra atitude tomada em relação ao meio ambiente, é necessário procurar sempre a forma menos danosa de realizá-lo.


Chegou até aqui e tem interesse em melhorar a sua produtividade de forma correta seguindo a legislação ambiental vigente, mas não sabe como ou precisa de um acompanhamento personalizado, a Equaliza é o lugar certo para resolver os seus problemas! Oferecemos consultoria ambiental para gerenciamento e na destinação final dos resíduos gerados na sua produção, além de tratamento de água, garantindo que seu negócio fique de acordo com a legislação.


Se for do seu interesse, entre em contato conosco clicando aqui, estaremos prontos para te atender!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page