Importância da Desmineralização da Água Industrial
- equalizaengenharia
- 11 de out. de 2024
- 3 min de leitura

Você sabe a importância da desmineralização da água nas indústrias?
A água potável ou pura nem sempre está pronta para ser empregada em processos industriais. Para utilizá-la, é muitas vezes necessário realizar o processo de desmineralização, que consiste na extração de minerais, íons e metais pesados da água. Ele pode ser realizado de formas diferentes e em níveis variados, com uma extração média, avançada ou total de sais, isso é especialmente importante em aplicações industriais onde a qualidade da água é crucial para o funcionamento eficiente de equipamentos e processos.
Por exemplo, a água que será utilizada para alimentar turbinas precisa ser absolutamente sem sais, com condutividade abaixo de 0,5µS, sílica abaixo de 20ppb ou para uma caldeira de baixa pressão, que já não requer uma extração tão avançada de sais. Isso evita consequências negativas como corrosões nos sistemas, falta de eficiência energética e baixa produção de vapor, aumentando os custos operacionais e reduzindo a produtividade.
Em indústrias como a farmacêutica e a alimentícia, a contaminação da água com íons pode alterar a composição dos produtos finais, comprometendo sua qualidade e, em alguns casos, resultando em rejeição dos lotes.
Embora a água desmineralizada e a água destilada sejam frequentemente confundidas, elas são diferentes:
Água Destilada: É obtida por meio da ebulição e condensação do vapor, removendo a maioria das impurezas. No entanto, alguns compostos voláteis podem permanecer.
Água Desmineralizada: Remove todos os sais minerais e íons dissolvidos, fornecendo uma água com alta pureza, ideal para processos industriais que exigem baixa condutividade elétrica.
Sistemas de tratamento de água estão sendo cada vez mais utilizados pelas fábricas. Afinal, eles oferecem baixo custo de implantação e manutenção se comparados aos benefícios, como aumento de vida útil das máquinas e ainda pela sustentabilidade ambiental, reduzindo os gastos no tratamento dos efluentes descartados.
Existem alguns meios de realizar o tratamento da água para sua desmineralização:
Processos de Troca Iônica
Esse processo é composto por leitos catiônicos, aniônicos e leitos mistos. Onde nos dois primeiros, 99,5% dos sais são eliminados e o residual apenas consegue ser extraído através do leito misto.
É um tratamento que atua na remoção dos íons dissolvidos na água, como magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Esse sistema utiliza resinas de troca iônica — pequenas esferas plásticas que possuem superfícies ligadas aos íons usados na troca.
O ideal é que a água passe por um ou mais leitos até que eles fiquem carregados de íons e através de um processo químico, realizar a desmineralização da água.
Os produtos químicos utilizados no procedimento não são caros, como hidróxido de sódio, ácido clorídrico ou ácido sulfúrico. Em grandes quantidades, no entanto, podem onerar o sistema.
Leite misto
No processo de desmineralização por leito misto, as resinas catiônicas e aniônicas ficam misturadas em um mesmo recipiente.
Normalmente, elas são utilizadas como polimento após uma etapa anterior de purificação. Depois da saturação, é necessário fazer a regeneração das resinas. O pH do efluente gerado nesse processo precisa ser neutralizado antes de ser descartado.
Abrandador
O abrandador também está no Processo de Troca Iônica, porém sua aplicação é limitada, pois retira apenas a dureza da água (cálcio e magnésio), não sendo capaz de tirar cloreto e sílica. Por isso é mais utilizado para caldeiras de baixa pressão, ou para desengraxante onde a dureza não permite a formação de espuma.
Eletrodiálise
A EDI é uma alternativa ao leito misto. Apesar de ser uma tecnologia mais onerosa, ela não exige uso de produtos químicos, que faz mais sentido em se falando de indústria farmacêutica, por exemplo.
É um procedimento usado quando se almeja níveis baixíssimos de condutividade na água. Esta é induzida por uma corrente elétrica em função da quantidade de íons dissolvidos no meio. Contém uma série de membranas catiônicas e aniônicas arranjadas alternadamente entre dois eletrodos.
Osmose reversa
É o processo de separação física da água dos sais minerais por meio de um filtro e um dispositivo conhecido como permeador. Aproximadamente 25% da água impura é descartada com concentração elevada de sais, enquanto o conteúdo limpo é conduzido pelo permeador.
Entendeu como funciona a alimentação de água nas indústrias?
Nos siga no instagram para ficar por dentro de conteúdos como esse e muitos outros.
A Equaliza oferece soluções em Engenharia Química para empresas que acreditam na educação. Agende uma reunião sem compromisso conosco!
Referências
Neowater. Desmineralização da água industrial. Disponível em: https://www.neowater.com.br/post/desmineralizacao-agua-industrial#:~:text=A%20desmineraliza%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20serve%20principalmente,atrapalhar%20motores%20e%20causar%20falhas.
Tratamento de Água. Entenda os processos de desmineralização. Disponível em: https://tratamentodeagua.com.br/entenda-os-processos-de-desmineralizacao/
Unni Royal. Desmineralização da água: quando necessária? Disponível em: https://unniroyal.com.br/desmineralizacao-da-agua-quando-necessaria/
Comments