Controle de Qualidade

Você sabia que a qualidade da água que consumimos e utilizamos no nosso dia a dia é avaliada por diversos parâmetros?
Os parâmetros nos permitem conhecer a composição e a segurança da água que chega até nossas torneiras, dessa forma pode-se destacar alguns parâmetros gerais essenciais para consumo humano, sendo eles:
Parâmetros físicos
Turbidez mede a resistência da água à passagem de luz e está relacionada à presença de partículas em suspensão. Coloração indica a presença de substâncias dissolvidas na água. Nessa categoria também se encontra absorbância no ultravioleta, série de resíduos (filtrável, não filtrável, fixo e volátil), temperatura da água e do ar, odor e sabor.
Parâmetros químicos
O pH é uma medida que determina se a água é ácida ou alcalina, a faixa recomendada de pH na água distribuída é de 6,0 a 9,5. Manter um nível adequado de pH é importante para evitar danos às tubulações e preservar a qualidade da água durante o transporte. A A água potável deve conter uma quantidade mínima de cloro residual, um poderoso agente bactericida, que ajuda a eliminar bactérias e outros micro-organismos prejudiciais, bem como alumínio, bário, cádmio, carbono orgânico dissolvido, chumbo, cloreto, cobre, fenóis, ferro total, fluoreto, fósforo total, manganês, mercúrio, níquel, óleos e graxas, ortofosfato solúvel, oxigênio dissolvido, potássio, condutividade específica, cromo total, demanda bioquímica de oxigênio (DBO5,20), demanda química de oxigênio (DQO), potencial de formação de trihalometanos, série de nitrogênio (Kjeldahl, amoniacal, nitrato e nitrito), sódio, surfactantes e zinco, são avaliados para conter uma quantidade tolerável.
Parâmetros microbiológicos
Outro importante aspecto das análises no tratamento de água é a verificação da presença de coliformes. Essas são bactérias que normalmente habitam o intestino de animais de sangue quente e a sua detecção pode indicar contaminação fecal na água, Clostridium perfringens, Cryptosporidium sp, estreptococos fecais e Giardia sp também são analisados. Os laboratórios especializados realizam testes cuidadosos para identificar possíveis contaminações por coliformes, e assim garantir que a água esteja de acordo com os padrões determinados pelo Ministério da Saúde.
Esses parâmetros são avaliados não apenas por motivos estéticos, mas como indicadores da qualidade da água. Valores dentro dos limites estabelecidos garantem que a água esteja visualmente limpa e livre de substâncias que possam prejudicar a saúde humana.
Referências
Padrão de potabilidade
Portaria de consolidação n°5 anexo XX do Ministério da Saúde
Portaria 2914 (2011) do Ministério da Saúde
Padrão de corpos d’água
Resolução CONAMA 357 (2005) do Ministério do Meio Ambiente e eventuais legislações estaduais
<https://www.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=40>
Se você quer realizar o tratamento e gerenciamento da água da sua empresa/indústria de forma correta seguindo a legislação vigente, mas não sabe como ou precisa de mais dicas e um acompanhamento personalizado, a Equaliza é o lugar certo para resolver os seus problemas! Oferecemos consultoria ambiental para o tratamento de água, gerenciamento e na destinação final dos resíduos gerados por sua empresa, garantindo que seu negócio fique de acordo com a legislação. Se for do seu interesse, entre em contato conosco clicando aqui, estaremos prontos para te atender!
Gostou do conteúdo? Deixe uma curtida e conta pra gente a sua opinião nos comentários! Nos acompanhe nas redes sociais: estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Comments