top of page
Foto do escritorequalizaengenharia

Você já ouviu falar em Lean Six Sigma?



O Lean Six Sigma é uma das metodologias mais famosas e requisitadas no mundo dos negócios, por ser muito eficiente na otimização dos processos produtivos. Ela é responsável por aumentar a produtividade e reduzir a variabilidade na criação de produtos e na prestação de serviços. Seu sucesso é tão amplo que acabou tornando-se uma referência mundial em gestão de qualidade, o que faz com que os profissionais certificados sejam procurados e passem a ter destaque na área. Contudo, o que a maioria das pessoas não sabem é que o Lean Six Sigma é a união de duas outras metodologias: o Six Sigma e o Lean Manufacturing.


Vamos abordar um pouco de cada uma separadamente para entender melhor:


  • Six Sigma

O Six Sigma é uma metodologia que busca reduzir a variabilidade nos processos produtivos. Dessa forma, é possível aumentar a qualidade do produto e evitar desperdícios durante a sua produção. Esse mecanismo ganhou notoriedade ao ser implementado na General Eletric por Jack Welch (CEO da época) e gerar bons resultados financeiros.

Diferente do que muitos pensam, o Six Sigma não é apenas uma ferramenta que busca a adequação das empresas às normas da qualidade. O foco dessa metodologia está diretamente ligado à satisfação do cliente. Um projeto Six Sigma atua na otimização de processos. Dessa forma, é possível produzir produtos mais padronizados, estáveis e, consequentemente, de maior qualidade.


  • Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing, cuja tradução é manufatura enxuta, é uma filosofia operacional que envolve a análise e redução dos 8 desperdícios Lean na linha de produção. Em outras palavras, essa metodologia visa a eliminação de processos e atividades que não agregam valor para o cliente final.

Com isso, se consegue uma redução significativa no tempo entre o pedido do cliente e a entrega, o que resulta em uma diminuição nos custos da empresa. Além disso, essa metodologia faz uso do conceito de melhoria contínua e da aplicação das 7 ferramentas da qualidade.


O Lean Six Sigma nada mais é do que a junção da metodologia Six Sigma à filosofia do Lean Manufacturing. Com o passar do tempo, os consultores que possuíam conhecimento em ambas metodologias perceberam que elas se complementam. Dessa forma, foi possível desenvolver um mecanismo que, ao mesmo tempo que reduz a variabilidade dos processos, aumenta a eficiência produtiva das empresas.


Na implementação do Lean Six Sigma, utilizamos de ferramentas úteis que nos ajudam a fazer do processo o mais objetivo e simplificado possível. Listamos a seguir algumas das principais:


  1. SIPOC

  2. Diagrama de Ishikawa

  3. FMEA

  4. Kaizen

  5. Programa 5S

  6. Ciclo DMAIC

  7. Mapa de Fluxo de Valor


A implementação Lean Six Sigma prevê certificações. A metodologia e certificação Six Sigmas são divididas em etapas de conhecimento. São os chamados Belts, em que são divididos nos seguintes estágios:



As diferenças entre os níveis Belt tem relação ao nível de atuação, dessa forma, os White Belts atuam mais no nível operacional, os Yellow no nível de supervisão, já os Green, Black e Master Black no nível mais gerencial. A certificação Seis Sigma é uma titulação dada aos profissionais que realizam o treinamento a partir de uma capacitação de nível acadêmico, composta por teorias, técnicas e situações relacionadas à área.

Esse curso visa proporcionar que determinado colaborador esteja apto para a realizar a gestão, administração e liderança de diversos tipos de projetos e ações, focando na solução de problemas dentro de uma organização. É importante, ainda, mencionar que a obtenção do certificado não implica em iniciar no nível mais básico do curso, ou seja, é possível começar diretamente em etapas mais avançadas.

Para as organizações, poder contar com colaboradores especialistas na análise e monitoramento de projetos, com foco na redução de custos e otimização de processos, é um importante direcionamento para a elevação de seus lucros.

Você pode pensar que por ser um método estatístico, ele é aplicável apenas para questões complexas, mas não. Existem projetos Six Sigma para redução de custos de hospedagem em viagens, redução de custos fixos como conta de luz e de água, entre outras aplicações. Toda empresa que se preocupa com a satisfação do cliente pode usar a metodologia.  

A Seis Sigma pode ser aplicada em processos produtivos industriais e, também, em processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e de saúde (Lean Healthcare).

Você pode realizar projetos Seis Sigma em vários setores da sua empresa, como financeiro, RH, marketing e nas linhas de produção de peças e equipamentos ou outros tipos de produtos. 


Ficou interessado? A Equaliza pode te ajudar a aplicar as melhores ferramentas de gestão de qualidade para a sua empresa, de forma personalizada.

Entre em contato conosco e agende uma reunião sem compromisso para tirar quaisquer dúvidas!


Referências

  1. SEBRAE. Seis Sigma: uma ferramenta de melhoria contínua para as empresas. Disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/seis-sigma-e-ferramenta-de-melhoria-continua-para-as-empresas,688ebbd38f896810VgnVCM1000001b00320aRCRD

  2. Voitto. Lean Seis Sigma. Disponível em https://voitto.com.br/blog/artigo/lean-seis-sigma

  3. FM2S. Melhor certificação Six Sigma. Disponível em https://www.fm2s.com.br/blog/melhor-certificacao-six-sigma

  4. Frons. Certificação Seis Sigma. Disponível em https://frons.com.br/blog/gestao-empresarial/certificacao-seis-sigma/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bioplásticos

Comments


bottom of page