Otimização de Layout
- equalizaengenharia

- 24 de jan. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2022

Por meio deste artigo você será capaz de entender o significado de otimização de Layout, seus tipos, por que ele é importante e algumas ferramentas que são utilizadas no processo.
Otimização de Layout
Otimizar o layout significa realizar a organização e adequação do ambiente de uma empresa, com o objetivo de diminuir os custos, economizar tempo, facilitar o fluxo de informações/pessoas e, por consequência, aumentar a produção. Para que se possa reorganizar o processo produtivo e também de envase é necessário levar em consideração a localização física dos recursos (matéria-prima), máquinas e equipamentos, instalações além da localização das pessoas envolvidas no processo.
Com uma otimização de layout bem definida, pode-se influenciar a organização de como a empresa atende suas prioridades competitivas de forma que os fluxos de materiais e informações serão facilitados. Isso contribui para um aumento de eficiência da utilização de recursos, reduzindo riscos de acidentes do trabalho, elevando a moral dos trabalhadores e a comunicação entre as áreas envolvidas.
Por que otimizar o layout?
Possuir um layout otimizado está diretamente ligado a ganhos de produtividade e consequentemente a ganhos econômicos. Dispor de um layout analisado de maneira incorreta acarreta em movimentações desnecessárias, diminuindo assim, o potencial de lucro da empresa, pois os funcionários estarão gastando um tempo maior do que o necessário e que poderia ser empregado em outras atividades.
Qual a vantagem em fazer um estudo de layout na sua empresa?
Melhoria no fluxo interno de pessoal;
Melhor aproveitamento do espaço disponível;
Menor perda de tempo com os processos;
Facilidade no controle e supervisão das atividades.
Quais são os tipos de layout?
Layout Linear
É um modelo de layout utilizado para produções em larga escala, a qual as máquinas estão dispostas lado a lado e normalmente voltadas para a produção de um tipo de produto exclusivo. Possuir um layout linear favorece os sistemas automatizados, no que tange a conexão de uma etapa com a outra de cada processo.
Layout Funcional
Nesse tipo de layout de fábrica o maquinário e os processos ficam divididos por tipo, ou seja, equipamentos que desempenham a mesma função ou etapas do processo que estão dispostos em uma única área. É o tipo de layout muito utilizado para produções em bateladas ou lotes, possibilitando à empresa trabalhar com uma variabilidade maior de produtos.
Layout Celular
Esse tipo de layout é um híbrido entre o linear e o funcional. Possibilitando a empresa ter uma linha produtiva mais flexível e ágil. Pois, com este layout a fábrica fica ao mesmo tempo dividida por setores ao passo que segue um fluxo lógico de produção, com o intuito de diminuir o tempo de movimentação dos produtos.
Layout Posicional
Nesse tipo de layout o produto tende a permanecer fixo desde o início de sua montagem e os trabalhadores que vão até o mesmo. Muito indicado para produtos de grande porte em que a movimentação contínua do produto poderia causar danos na estrutura.
5 dicas para otimizar o ambiente do seu estabelecimento
1. Separe tarefas e processos.
Não deixe que muitas tarefas e processos se acumulem no mesmo local, a não ser que seja imprescindível. Quanto mais tarefas no mesmo local, maior o número de processos que ocorrem ali, consequentemente a chance de se ter um choque entre eles é maior.
2. Utilize todo o seu espaço.
Não se esqueça que cada centímetro quadrado do seu estabelecimento pode ser totalmente funcional. Portanto, se há algum espaço sendo inutilizado, crie já uma utilidade para ele. Para isso, é importante ter também móveis e equipamentos adequados para o tipo de espaço de trabalho.
3. Cuidado com a proximidade dos processos.
Muitas vezes existem processos que não podem ocorrer perto uns dos outros, visto que eles podem influenciar negativamente ou gerar um fluxo de pessoas excessivo. Por isso, se atente para que isso não aconteça. Um exemplo clássico e simples é não deixar um freezer perto de uma caldeira em um estabelecimento alimentício.
4. Mantenha seus processos mapeados.
É importante que todos os processos dentro de sua empresa estejam mapeados e modelados de maneira correta. Isto, além de ajudar a encontrar novas soluções, facilita o controle e supervisão dentro do seu estabelecimento.
5. Procure melhorar a disposição interna de sua empresa.
Procure sempre tentar novos rearranjos no ambiente da sua empresa buscando cada vez mais otimizar o resultado final. Para isso, é importante coletar sugestões de quem trabalha diretamente em determinada área, pois o funcionário terá uma visão mais realista das atividades que realiza no dia-a-dia e identificar problemas no fluxo das mesmas.
Ferramentas:
Systematic Planning Layout (SLP)
É um sistema muito utilizado para realização de projetos de otimização de layout. Basicamente é composto por quatro fases:
Fase 1: Localização. Consiste na determinação da área geográfica a ser utilizada para o planejamento das instalações do novo layout.
Fase 2: Arranjo físico geral. Organização geral entre as diversas áreas existentes. Consiste em definir os fluxos e as inter-relações entre as áreas, resultando no chamado block layout ou arranjo de blocos.
Fase 3: Arranjo físico detalhado. Consiste em definir a localização relativas das máquinas e equipamentos, assim como toda a estrutura física necessária para o processo de produção.
Fase 4: Implementação. Consiste em executar tudo o que foi planejado nas fases anteriores. De maneira concreta é realizada a movimentação de maquinário, equipamentos e recursos necessários para a instalação da operação.
Diagrama de espaguete
É uma ferramenta muito utilizada para eliminar movimentos desnecessários, consiste em um emaranhado de linhas traçadas em uma planta (A3), essas linhas representam os movimentos feitos pelos colaboradores dentro daquele determinado espaço de produção.
Utilizando esse método, é possível visualizar os movimentos desnecessários, a partir do número de linhas também é possível determinar qual a eficiência do processo de forma bem simples: quanto mais linhas estiverem presentes no diagrama, mais tempo foi utilizado na realização do processo.

Mas como montar um diagrama de espaguete? O processo é muito simples, mas deve ser feito com cuidado, por possuir muitas linhas, é importante que seja bem feito para que não haja confusão na hora de interpretá-lo. Aqui estão 5 passos os quais podem auxiliar nesse processo.
Passo 1: Determinar qual processo ou fluxo vai ser utilizado no processo. É aconselhável também que se avalie o quanto essa mudança agregará ao processo.
Passo 2: Desenhar a planta com todas as características atuais do processo. Recomenda-se folha A3.
Passo 3: Marcar de maneira contínua todo o caminho percorrido pelo colaborador/material durante o fluxo do processo. Importante: definir bem os tempos e as distâncias percorridas para cada caminho. Dica: pode ser utilizada mais de uma cor para mais fácil visualização.
Passo 4: A partir da marcação, juntamente com a sua equipe, busque os movimentos desnecessários no processo e analise se será possível melhorá-los. Tenha como base também os tempos e distâncias do Passo 3.
Passo 5: A partir das análises procure encontrar quais são os melhores trajetos, eliminando aqueles que atrasam o fluxo. E então, elabore melhorias que atinjam os colaboradores que estarão trabalhando nestes processos.
Me responde uma coisa: você tem interesse em otimizar o layout da sua empresa mas não sabe como desenvolver? A Equaliza Engenharia possui a solução para isso! Oferecemos consultoria para otimização de processos: esse serviço é ideal para quem deseja aprimorar o processo produtivo, diminuir o tempo de processo ou promover segurança, qualidade e organização. Se for do seu interesse, entre em contato conosco clicando aqui, estaremos prontos para te atender!
Gostou do conteúdo? Deixe uma curtida e conta pra gente a sua opinião nos comentários!
Referências:



Comentários